quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Cascudo em Papillote





MEU PRIMEIRO POST
Quando pequeno, adorava ficar olhando minha avó, Emma, cozinhar. Usava verduras, legumes e ervas frescas da horta, que ela mesmo plantava. Abominava os cubinhos de tempero e qualquer produto industrializado.

Lembro com nitidez todas as comidas que ela fazia. O pão amassado com vigor numa bacia de alumínio, o bolo amanteigado batido com colher de pau e recheado com ameixas pretas e creme de leite, a canjica servida com cocada mole...
Doces lembranças de uma infância feliz.

Ontem eu estava a fim de comer peixe. Fui fuçar no freezer (sei que peixe congelado não é bom, mas era o que eu tinha disponível) e encontrei um cascudo.

O cascudo é um peixe que não tem uma aparência muito bonita, quando vivo,  mas que fica delicioso nas peixadas servidas nos restaurantes do litoral. Como havia comprado dois bons cascudos na feira, há alguns dias, resolvi fazer o peixe em papillote com os legumes que tinha disponíveis, para ver no que dava. E não é que deu certo? Ficou tão bonito e gostoso que até fotografei. Voilà!

PAPILLOTE é o nome que se dá à técnica de cozinhar os alimentos embalados em papel alumínio ou papel manteiga. Os alimentos são cozidos no próprio suco e, com isso, mantém o sabor, as propriedades, a maciez, e ficam prontos muito mais rapidamente que um assado tradicional. Em geral os alimentos cozidos em papillote levam o mínimo de gordura. Por isso são saudáveis e recomendados em dietas de emagrecimento. Pode-se cozinhar carnes, peixes e legumes utilizando a técnica. É importante tomar cuidado ao abrir o embrulho, pois o vapor dentro do papillote é muito quente.

Ingredientes para 2 pessoas:
1 cascudo de +/- 250g
1 dente de alho socado
2 colheres de sopa de cebola cortada em pétalas finas
2 colheres de sopa de cenoura cortada em palitos
2 colheres de sopa de abobrinha cortada em palitos
2 colheres de sopa de tomate sem pele e semente cortados em tiras finas
sal e pimenta
1 pitada de ervas finas
cheiro verde
2 colhereres de chá de azeite extra virgem

Modo de Preparo:
Pré-aqueci o forno a 200º.
Enquanto isso fui preparar o prato.
O tempo de pré-aquecimento é importante para que o prato entre no forno encontrando a temperatura ideal para o cozimento.
Cortei 2 retângulos de papel alumínio e coloquei um sobre o outro, com a parte brilhante voltada para cima.
Temperei o peixe com o sal e pimenta.
Arrumei sobre o papel alumínio e espalhei por cima os outros ingredientes.
Fechei como mostra o vídeo:
Papillote
Coloquei em um refratário e levei ao forno por 30 minutos. Com cuidado (pois é muito quente), abri o embrulho e servi com uma salada verde e grão de bico.

Um comentário:

show de fotos disse...

É Marcucho meu irmão acho muito legal o geito que vc se expressa e se refere aos velhos e bons tempos e quando compartilha seus conhecimentos com outras pessoas.Parabéns seus quitutes são deliciosos vc sabe.