Há algum tempo vi uma matéria no Globo Repórter, que contava a história de uma família carioca, que refez a vida vendendo esse pão, após perder tudo o que possuiam numa enchente. Resolvi fazê-lo e garanto que além de saudável, fica muito saboroso. É importante utilizar farinha branca de boa qualidade, rica em proteína. Esta informação pode ser encontrada na embalagem do produto. A escolha de uma farinha integral grossa também é imprescindível para obter um pão macio, mas pode-se substituir pela farinha de centeio, obtendo-se, assim, um pão mais úmido. A farinha de linhaça deve ser obtida triturando as sementes no liquidificador, no momento de usá-la. Nos casos de dieta com restrição de sal, pode-se suprimir este ingrediente sem que se perca no resultado.
O pão tem uma durabilidade de 3 a 5 dias em temperatura ambiente. Na geladeira conserva-se por 10 dias. No freezer por 3 meses. Se optar por congelá-lo, retire-o do freezer de 15 a 20 horas antes de serví-lo. Fica uma delícia se cortado em fatias finas e tostado por uns 5 minutos em forno caseiro ou torradeira elétrica. Substitua a manteiga ou margarina por um fio de azeite extravirgem.
Ingredientes para 3 pães:
5 xícaras de chá de farinha de trigo branca (teor de proteína entre 9 e 12%)
2 xicaras de chá de farinha de trigo integral grossa ou centeio
4 colheres de sopa de farinha de linhaça
3 xícaras de chá de água mineral em temperatura ambiente1 pacotinho de fermento biológico seco
2 colheres de chá de sal marinho
Modo de preparo:
Em uma bacia, de preferência em inox, misture os ingredientes secos, com excessão do sal. O sal corta o efeito do fermento.
Após esta etapa, adicione a água, mexendo bem com uma colher de inox.
Pode-se utilizar uma batedeira, deixando bater por 5 minutos, obtendo uma massa úmida sem água em excesso. Caso a massa fique muito seca, adicione mais água. Se ficar muito úmida, adicione mais farinha.
Após esta etapa adicione o sal marinho.
Acrescente a farinha de linhaça e misture bem.
Com a massa pronta, cubra com um pano úmido ou com um prato e deixe descansar por 18 horas até crescer.
Após esse tempo de descanso, pré-aqueça o forno a 300º por 15 a 20 minutos.
Unte com manteiga e enfarinhe as fôrmas que levarão a massa ao forno.
Coloque a massa, deixando 1 dedo de borda livre para que o pão cresça e não derrame. Adicione em cada fôrma 1/2 colher de sopa de sementes de linhaça à superfície da massa. Leve ao forno e asse por 45 minutos.
A crosta deve estar firme, douradae o pão escuro.
Retire as fôrmas do forno, aguarde 10 minutos e desenforme.
Deixe esfriando sobre uma grade por 25 minutos antes de consumí-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário